A importância de uma banda sonora para um filme

…ou “Como ter a certeza de que as pessoas vão levar a sério um filme que pode correr o risco de não ser levado a sério por ser sobre uma rede social

Toda a gente sabe da importância da banda sonora num filme. Há por aí umas que depois até dispensam o próprio filme e sobrevivem como organismos independentes da película e subsistem apenas pelo seu valor. Podíamos falar nas bandas sonoras de filmes feitas pelos generais Ennio Morricone, John Williams, Hans Zimmer, Danny Elfman, Howard Shore e por aí fora. Mas não vou entrar por aí e deixarei para mais tarde o meu tributo a estes gigantes sagrados diante dos quais perpetuamente faço a minha genunflexão.Trata-se do impacto criado pela banda sonora do “The Social Network”. A banda sonora ficou a cargo do Trent Reznor (estreante nestas andanças) e do Atticus Ross. Acho que o senhor David Fincher queria ter a certeza de que as pessoas levariam este filme a sério desde o primeiro minuto. Se para muitos bastaria saber que ele era o realizador do filme (que já tinha feito coisas raios-parta-de-boas como “Seven” e “Fight Club”) para saber que, apesar de ser sobre o Facebook, isto não iria ser um filme “giro” (até porque giros são os peluches), acho que o homem não quis correr riscos. Ele deve ser daqueles tipos que gostam de fazer bem as coisas. Cheira-me…

Lembro-me de ver o filme pela primeira vez e de ficar de imediato esmagado com aquele diálogo surreal logo no início (ao som do “Ball and Biscuit” dos White Stripes) e depois entra isto…

E é com isto que o espetador, consciente ou inconscientemente, percebe “ok, isto é um filme para levar a sério”. Minimalista e perturbador são as primeiras palavras que me aparecem na mente. E à primeira tentativa, os criadores da banda sonora levaram para casa um Globo de Ouro e um Óscar. É mesmo para levar a sério!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s