A próxima Dona Florinda

Sinto um otimismo emergente nas velhas do nosso país. Ainda agora a minha vizinha do 6.º esquerdo passou por mim toda perfumada e com o cabelo pleno de caracóis definidos. Com o ar mais confiançudo e entesado do mundo, piscou-me o olho e soltou um  “boa tarde, vizinho” que me fez temer pela vida! Já ontem foi a mesma merda. Uma velha mais que acabada, de bengala, com apenas três dentes em cima, mas com os beiços pintados disse-me para eu passar à frente na fila do supermercado. Eu, que só tinha um saco de ração para o meu coelho debaixo do braço, caguei para ela e passei mesmo à frente. Achei aquilo tudo muito estranho…

Mas começa a ficar claro para mim o que se passa: as velhas começam a desenvolver uma secreta esperança de ser a próxima Dona Florinda. Todas elas sabem que aquela velha, que agora é a cara do Continente, há de morrer em breve (porque as velhas nunca duram muito). E alguma velha há de ser a protagonista da segunda temporada. Eu até acho isto pode ser bom para a economia. Sei, de fonte segura, que as cabeleireiras estão cheias de velhas e que os dentistas tiveram um aumento brutal de pedidos de próteses dentárias.

Acredito que os cães e os gatos das velhas andem mais tristes porque as velhas passam muito tempo ao espelho a treinar “no meu tempo não havia uma merda qualquer”, acompanhado de um falso sotaque do norte que todos sabemos que faz as velhas parecer mais quiduxas.

Com isto tudo, espanta-me que a Conferência Episcopal ainda não tenha manifestado qualquer preocupação. Aposto o meu tomate esquerdo em como as igrejas estão mais vazias à conta de uma nova geração rasca de beatas que se pavoneiam nos corredores dos Continentes à espera de serem a next big thing. E os bispos deste país sabem bem disto, mas por enquanto vão fazendo de conta de que nada se passa.

Deixe uma Resposta

