Uma inquietação, uma desilusão e um deslumbre

Diapositivo1

Estou inquieto com este bacanal do BES. Banco Novo? A sério? Eu sempre achei que um banco tinha de ter três palavras para podermos usar o acrónimo de forma serena e sustentável. Mas o que me inquieta mesmo é o destino que vão dar à Dona Inércia. Ela vai viver do quê agora? O Cristiano, bem ou mal, lá se há de desenrascar a publicitar champôs e companhias aéreas (com ou sem Pelé), mas a Dona Inércia vivia para o BES. Espero mesmo que não a ponham atrás de um balcão no Banco Mau porque dizem que vai para lá tudo o que é tóxico. Nunca mais resolvem esta trapalhada do amianto.

Estou desiludido com o Obama. Já se sabia que ele não era o maior adepto da tortura, mas isso não é coisa para um presidente dos EUA admitir que realmente aconteceu. Isso é daquelas coisas para empurrar com a barriga durante uns 20 ou 30 anos e fazer de conta que é mentira mesmo que toda a gente saiba que é verdade. Por exemplo, mais ano menos ano, acho que finalmente se vai saber que os americanos afinal nunca foram à lua e que o Elvis ainda está vivo num lar para idosos na Costa da Caparica. Mais. We tortured some folks? Seriously? Que é como quem diz “sim, sim, brutalizámos uns bacanos, maltratámos uns tipos, sodomizámos uns indivíduos, afogámos em alguidares uns chavais, vergastámos uns dreads e flagelámos uns sujeitos”. Boa escolha de palavras, Obama. Way to go.

Passei duas semanas em Macondo e fiquei deslumbrado. Já tinha lido o “Cem anos de solidão” há uns 20 anos, mas na memória restava apenas uma varada de gente com o mesmo nome e relatos bizarros de tapetes voadores, ascensões aos céus e raparigas que comiam terra. Assusta-me que apenas um homem tenha tanta criatividade e faz-me sentir muito, muito pequenino. As derradeiras páginas da obra carregam um dos melhores finais que alguma vez li. Confesso que quando encontrei o último ponto final senti que alguma coisa minha tinha ficado perdida nas ruas de Macondo e que, durante duas semanas, também eu tinha sido, solitariamente, um Buendía.

Deixe uma Resposta

