Praxes na Lusófona: agora a tourada é outra

tourada Lusófona

Dizer que no ano passado as praxes da Lusófona não correram bem é um eufemismo e nem vale a pena falar mais nisso. Era de esperar que este ano os folguedos de acolhimento(?) ao caloiro fossem muito mais moderados e os veteranos de Direito tomaram medidas. Mas são medidas tão fofas que até fui à procura de episódios dos Ursinhos Carinhosos. Em jargão tauromáquico, abandonaram a ideia da largada de touros e propõem uma praxis mais meiguinha, tipo tourada à corda. Há duas mudanças de fundo. A saber:

Os caloiros são agora tratados por “você” em vez do habitual “tu” para, atente-se, não ferir a sensibilidade de ninguém. «Você aí! Faxavor de ir buscar minis para a malta toda. Vai em cuecas, com a cara borrada, o cabelo penteado com gasolina e a cantar “tenho orgulho, orgulho em ser uma vaca». Do senso comum: o pronome “você” assegura a sensibilidade, sobretudo se for traçado com sotaque de Cascais.

Os caloiros com menores de 18 anos tiveram de apresentar uma autorização do encarregado de educação que permitisse a participação na praxe. Só eu é que achava que a praxe era uma atividade de participação livre? Eu sempre pensei que qualquer um podia dizer sim ou não e o caso estava arrumado. É só a mim que isto parece uma forma de dar conhecimento aos pais de que “cenas maradas podem acontecer e nãos nos responsabilizamos pelos gaiatos”? Se fosse para jogar ao galo num chá dançante seria necessário ter uma autorização? Sou só eu que estou morto de curiosidade para saber o que dizia o documento? “Eu, encarregado de educação do Zé Colmeia da Silva, autorizo o meu educando a participar em todas as alarvidades que vos possam passar pela cabeça, aceitando as consequências de humilhação e outras ligeiramente mais graves de que já ouvi falar”.

Por favor, alguém me faça chegar este documento para eu poder dormir descansado.

Deixe uma Resposta

