Praxes na Lusófona: agora a tourada é outra

tourada Lusófona

Dizer que no ano passado as praxes da Lusófona não correram bem é um eufemismo e nem vale a pena falar mais nisso. Era de esperar que este ano os folguedos de acolhimento(?) ao caloiro fossem muito mais moderados e os veteranos de Direito tomaram medidas. Mas são medidas tão fofas que até fui à procura de episódios dos Ursinhos Carinhosos. Em jargão tauromáquico, abandonaram a ideia da largada de touros e propõem uma praxis mais meiguinha, tipo tourada à corda. Há duas mudanças de fundo. A saber:

Os caloiros são agora tratados por “você” em vez do habitual “tu” para, atente-se, não ferir a sensibilidade de ninguém. «Você aí! Faxavor de ir buscar minis para a malta toda. Vai em cuecas, com a cara borrada, o cabelo penteado com gasolina e a cantar “tenho orgulho, orgulho em ser uma vaca». Do senso comum: o pronome “você” assegura a sensibilidade, sobretudo se for traçado com sotaque de Cascais.

Os caloiros com menores de 18 anos tiveram de apresentar uma autorização do encarregado de educação que permitisse a participação na praxe. Só eu é que achava que a praxe era uma atividade de participação livre? Eu sempre pensei que qualquer um podia dizer sim ou não e o caso estava arrumado. É só a mim que isto parece uma forma de dar conhecimento aos pais de que “cenas maradas podem acontecer e nãos nos responsabilizamos pelos gaiatos”? Se fosse para jogar ao galo num chá dançante seria necessário ter uma autorização? Sou só eu que estou morto de curiosidade para saber o que dizia o documento? “Eu, encarregado de educação do Zé Colmeia da Silva, autorizo o meu educando a participar em todas as alarvidades que vos possam passar pela cabeça, aceitando as consequências de humilhação e outras ligeiramente mais graves de que já ouvi falar”.

Por favor, alguém me faça chegar este documento para eu poder dormir descansado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s