Uma velinha a São Tsipras

São Tsipras

 

Há paróquias em que a distribuição de poderes é muitos simples: quem manda é a dona Donzília. Ninguém, nem mesmo o pároco, se atreve a tomar decisões sem o seu consentimento. Se é preciso decidir que flores vão ornar o altar
– Dona Donzília, o que é que acha?
Se é preciso aprovar o itinerário da distribuição da eucaristia aos enfermos
– Dona Donzília, qual é o melhor caminho?
Se os acólitos precisam de saber quantas colheres de incenso é que aplicam no turíbulo
– Dona Donzília, três colheres bem cheias ou mais?
De forma mais ou menos libertadora, é ela que decide as devoções da moda. Se a dona Donzília decide que só se acendem velas a Nossa Senhora do Amparo ou a Santo Estêvão, ai de quem apelar à complacência de São Basílio.

Tenho ouvido falar de paróquias que se cansaram de vez das Donas Donzílias e que têm investido muito na caixa de esmolas de São Tsipras. Em Tsipras confiam e em Tsipras procuram amparo. É uma veneração recente, ainda sem romaria ou novena, mas já há muita gente a converter-se ao mantra de que “com Tsipras é que vai ser”. E “vai ser” de tal maneira que se vai espalhar por múltiplas dioceses. Os fiéis estão tão sedentos de mudança que se lançam nestas devoções kamikaze. Nada contra. Eu também já estou saturado dos dogmas espirituais forçados pela dona Donzília.

Todos sabemos: o tesão da novidade em breve vai passar e é bem possível que, por essa altura, São Tsipras não tenha ainda conseguido qualquer milagre. Pessoalmente não conto de gastar um fósforo com ele e estou até convencido de que é um santo demasiado sonhador, mas não deixa de colocar a fé em perspetiva. As donas Donzílias só definem as regras de devoção porque assim permitimos. Se há coisa que o recém-canonizado nos ensinou é que, mesmo que uma gorda beata nos queira perpetuamente orientar os credos, é legítimo agarrar num círio do tamanho de uma sequoia, mostrar-lhe o dedo maroto e dar-lhe dois berros bem dados:

– Eu acendo velinhas a quem eu quiser! Percebestessss?

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s