Avô, um dia hei de estar nesta capa

SgtPepperfinório

– Boa tarde te dê Deus.
– Bolas, avô! Que susto!
Era a segunda vez naquela semana que o meu avô me apanhava em vergonhas. Na primeira, tinha ido dar comigo dentro da capoeira, ao lado da galinha mais gorda. Eu estava ali de joelhos havia umas quantas horas à espera que largasse um ovo.
– Tu que estás a fazer, rapaz?
– Quero vê-lo sair. Deve estar quase.
– Desanda daí e vai ajudar a tua avó a descascar feijão para a sopa. Há meia hora que ela anda a chamar por ti. Tu não a ouves?
Claro que a ouvia. A minha avó ouvia-se no campo de milho do Brás que era bem lá para baixo, colado às primeiras pedras do ribeiro.

Agora tinha sido apanhado no escuro do sótão a revirar os discos de vinil dele. Era trinta vezes pior do que ser apanhado dentro da capoeira à espera de ver o que largava o ventre de uma galinha. O meu avô odiava que eu mexesse nos discos dele porque achava eu não queria saber da música para nada, só gostava de olhar para as capas.
– Ó avô, estou só a ver. Eu não os estrago.
– Aí não estragas, não. Arruma isso com muito tino e vai ajudar a tua avó a descascar feijão para a sopa.
Comecei a achar que a minha avó só fazia sopa de feijão sempre que o meu avô me queria longe.

De todas as capas de discos, a do Srgt. Pepper’s dos Beatles era aquela em que eu investia mais tempo. Não fazia ideia de quem eram aqueles moços, nem aquela gente toda, mas aquilo fazia-me lembrar as fotografias antes da boda nos degraus da igreja. Não percebia porque é que uns estavam com ar tão enfadado e outros tinham vindo para a festa doentes e sem cor. Alguns pareciam gente da fama. Não sabia quem eram aqueles moços e o meu avô também pouco dizia deles. Que tinham «inventado tudo, mas que eu ainda era novo para perceber» era a única coisa que dizia deles.
– Olha a sorte de encontrarem um canteiro com o nome deles escrito a flores.
Antes de arrumar o disco, disse ao meu avô:
– Avô, um dia vou arranjar maneira de estar na capa deste disco.

Hoje é esse dia.

2 thoughts on “Avô, um dia hei de estar nesta capa

Deixe uma Resposta

