Em modo random

5099750108291_600Não tenho o hábito de ouvir música em modo shuffle. Nunca dou verdadeiramente hipóteses ao poder aleatório das inteligências artificiais e avanço sempre até alguma coisa que queira mesmo ouvir. Nesse campo, só tenho alguma estima pelo repeat ou, como diz o meu irmão, modo “não chega já dessa merda?”.
Hoje fui às sortes e safei-me. Devo ter escolhido o modo aleatório sem querer e calhou-me o Alma Mater do Rodrigo Leão. «Tchi, há quanto tempo!» Lembro-me da primeira vez que a ouvi. Estávamos para aí no segundo ano da faculdade e a música portátil ainda não cabia no bolso e mamava muitas pilhas (tão plangente que soa a ausência de progresso). A Inês vinha de autocarro de Setúbal todos os dias e tinha nascido sem o gene da tolerância para conversas de circunstância. Sentava-se lá atrás, tapava-se muito bem tapadinha com os headphones do leitor de cd portátil e cagalhão prás conversas do frio que aí vem ou do episódio de ontem da Kananga do Japão (aos 12 anos eu já andava na faculdade).
Estávamos na cantina a tomar o pequeno-almoço e ela estende-me os phones.
– Ouve lá esta merda, bidé.
(até hoje chamo “bidé” às pessoas à conta dela. A Inês gostava de palavras e tratava-as com mimo, retirando-as dos contextos a que elas viviam presas. Acho que ainda hoje faz isso.)
Eu tinha imenso respeito pelos afetos musicais da Inês, Deus me livre de lhe dizer que não. Não sei que cara tinha quando acabei de ouvir aquilo, mas ela percebeu logo que eu estava todo escangalhado.
– É do caralho, não é?
Ouvi-a mais três vezes de seguida. Aquela música só podia estar feita desde o tempo dos Visigodos, escondida debaixo de uma pedra e aquele camelo tinha tido a sorte de a encontrar! Baldei-me à aula seguinte para ouvir o disco todo. Mais tarde encontrei a prof nos corredores da faculdade e ela perguntou-me onde é que tinha andado.
– Estive num sítio incrível. Eu mostrava-lhe, mas acabei com as pilhas.
Nunca me arrependi de ter faltado àquela aula.

Deixe uma Resposta

