Nenhuma das anteriores

Boletim de voto

Sempre tive curiosidade em experimentar, nem que fosse por uma semana, viver num país onde a maioria das pessoas vivesse satisfeito com a capacidade e prestação dos seus líderes. Fui ver e parece que os cidadãos que mais confiam nos seus governos habitam no Laos, no Tajiquistão (?)…e no Ruanda. Olha, merda! Assim, fica difícil manter o otimismo. Há 37 anos que ando para aqui entregue a este Portugal e nunca lhe conheci um governo que enchesse, nem que fosse pela metade, o tanque da satisfação. É óbvio que faz parte do DNA luso viver descontente e bem-querer o canto das carpideiras. Nós curtimos! É fixe! “Estou na merda, mas sou feliz porque tenho sol, gajas, futebol, entrecosto e cerveja!”. E esta invenção (alguém disse anedota?) das sondagens diárias sempre enfia mais uns baldes de esterco pelo bucho.
– Ai, mas olha que as sondagens na Grécia e no Reino Unido também diziam que coiso e afinal cena.
Pois. Mas se há cobertor que o Tuga não dispensa é o da previsibilidade. É aquele confortozinho que a gente não dispensa nem que chova merda todos os dias. A necessidade do Tuga de fazer parte da carneirada – há um termo técnico para isto, mas não me lembro qual é – permanece viva, geração após geração, movimento após movimento, falhanço após falhanço, deceção após deceção. E vem o velho com o Correio da Manhã debaixo do braço e diz:
-Ah, eu até votava num dos partidos pequenos para variar, mas eles nunca ganham.
Ou votamos para ganhar, ou não votamos. Pois claro, todos queremos estar do lado dos “vencedores”. É como aquelas pessoas que não respondem Benfica, Porto ou Sporting quando lhes perguntam de que clube são. Se dizem que são apenas do Moreirense aí é que nós ficamos convencidos que há mesmo água em Marte.
Os “vencedores” – os laranjas e os rosas – são aqueles que têm feito sempre de nós derrotados. E vão variando. Agora eu, agora tu. Agora nós, agora vós. E Deus nos livre de nos tirarem a trampa do costume! De que é que fazíamos os bonecos carros alegóricos no Carnaval? Do Papa Chico? Até os bacanos que cortam pescoços a galinhas gostam dele, gaita!
Em dia de reflexão (ainda vou preso) ainda sonho com o dia em que os boletins de voto tenham uma opção: “nenhuma dos anteriores”. Mas eu sonho com muita coisa estúpida. Vejam lá que até acho que a democracia e o direito ao voto são cenas incríveis. Idealismos! Tenho tanto que aprender…

Deixe uma Resposta

